Por que os recém-nascidos dormem muito? Entenda!
A vida da mamãe e do papai de primeira viagem é repleta de questionamentos, por exemplo, “por que os recém-nascidos dormem muito?”.
Inclusive, muitos responsáveis acabam se angustiando com as longas horas de sono do bebê que acabam interagindo pouco com o ambiente ao seu redor.
Nesse contexto, vamos explicar como funciona o padrão de sono das crianças e entender juntos por que os recém-nascidos dormem muito.
Acompanhe com a gente!
Os recém-nascidos dormem muito
É perfeitamente normal que o bebê recém-nascido durma muito nos primeiros meses de vida, principalmente nos primeiros dias.
De acordo com a filial de Goiás da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), no primeiro mês do bebê, o esperado é que ele durma de expectativa é de que ele durma cerca de 16 horas a 20 horas por dia.
Ou seja, as suas horas acordadas são dedicadas a comunicar-se por meio do choro, mamar, interagir com o ambiente, fazer suas necessidades fisiológicas e voltar a dormir de novo.
Mas por que o bebê dorme tanto?
Os ciclos de sono dos nenéns são mais curtos e a duração do sono profundo é consideravelmente menor.
Além disso, o ritmo biológico dos pequenos se repete a cada 3 ou 4 horas, ou seja, não são consecutivas as horas que ele fica desperto.
Dessa forma, vale levarmos em consideração a tabela de necessidade de sono do bebê em cada fase da vida:
- recém-nascido: 17 horas diárias;
- 1 mês: 17 horas diárias;
- 3 meses: 16 horas diárias;
- 6 meses: 15 horas diárias;
- 12 meses: 14 horas diárias;
- 18 meses: 13 horas diárias;
- 36 meses: 12 horas diárias.
Tabela retirada do site Baby Center Brasil
No entanto, a tabela não é uma regra geral. Cada criança é diferente e a variação do sono de cada uma depende da personalidade, do organismo e do ambiente que as cercam.
O sono é essencial para o desenvolvimento do recém-nascido
Ao contrário do que algumas mamães e papais acreditam, o sono é essencial para o desenvolvimento e crescimento saudável do bebê.
Segundo a National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono), dormir é tão importante quanto a alimentação e higiene do bebê, pois além de ajudar no desenvolvimento intelectual, é nesse período de descanso que o corpo libera os hormônios de crescimento.
Enquanto o bebê dorme, o organismo se dedica a desenvolver tanto suas estruturas físicas e seu aspecto psicológico permitindo que seu Sistema Nervoso Central e sua memória sejam bem trabalhadas.
Além disso, dormir influência diretamente no humor do bebê. Por isso, o sono é o principal indicado quando uma criança chora mesmo após ser alimentada e limpa, .
Isso porque a privação do sono pode causar sensação de cansaço e estresse – sintomas que deixam qualquer pessoa facilmente mau humorada.
Cuidados com o sono do seu bebê
Deu para perceber que o sono é extremamente importante para o desenvolvimento do seu filho, certo?
Sendo assim, é fundamental torná-lo prioridade na rotina da criança e garantir que seja de qualidade.
Oferecer um ambiente seguro e priorizar os momentos de descanso do bebê é fundamental para o seu desenvolvimento.
Contudo, algumas crianças dormem menos e isso é natural.
No entanto, é necessário atenção, pois uma criança com dificuldade para dormir pode indicar algo errado.
Então, caso desconfie que seu filho está dormindo menos do que deveria, procure o seu pediatra.
Por fim, o que você acha de compartilhar esse texto com outras mamães e papais? Compartilhe em suas redes sociais e fique atento aos próximos artigos do blog do Melpoejo!