Nascimento dos dentes: tudo sobre o processo de dentição do bebê
O nascimento dos dentes do bebê acontece entre os 4 e 10 meses de idade e traz muitas dúvidas para as mamães e papais.
Inicialmente, o nascimento dos dentes dos bebês pode assustar as mamães e papais, principalmente os de primeira viagem, mas esse passo do desenvolvimento do bebê pode ser muito mais interesse do que se imagina.
O motivo? Mesmo vendo o recém-nascido sem dentes, eles já estão ali, pois os dentinhos começam a ser formados quando o bebê ainda está na barriga da mamãe.
Além de ser um marco do crescimento da criança e um momento muito emocionante para os pais.
Mas durante esse processo, a criança pode apresentar alguns sintomas e a preocupação dos responsáveis é natural.
Mas podem ficar tranquilos. A boa notícia é que, com certos cuidados, é possível auxiliar e manter o bem-estar do seu bebê nessa fase que costuma ser incômoda.
Acima de tudo, o desenvolvimento dos filhos e filhas devem ser um momento de admiração e curtição para as mães e pais.
Pensando nisso, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o nascimento dos dentes do seu bebê. Continue acompanhando com a gente!
Nascimento dos dentes do bebê – Passos do Desenvolvimento
Botões dentários
Durante a gravidez surgem as bases dos dentes de leite, os chamados botões dentários. Eles começam a nascer por um rompimento que acontece na superfície da gengiva entre os 4 e os 10 meses de vida do bebê, esses são os primeiros dentinhos surgindo.
Nascimento dos dentes do bebê
Embora seja natural o primeiro dentinho nascer entre 4 e 10 meses, é comum que o dentinho da criança “aponte” por volta dos 6 meses de vida.
Coincidentemente, é no mesmo período em que as mamães e papais incluem alguns alimentos sólidos na rotina dos pequenos.
Dentes de Leite
Os conhecidos dentes de leite, em geral, já nasceram pouco antes de o bebê completar 2 anos de idade.
Aos 3 anos, o seu bebê (nem tão mais bebê assim) terá 20 dentes de leite formados, ou seja, a dentição estará completa.
Troca dos dentinhos
Um momento memorável para todas mães e pais é quando o primeiro dente da sua filha, ou filho, cai.
Os dentes de leite começarão a cair por volta dos 6 anos, como um sinal de que os dentes permanentes já estão formados e precisam ocupar o espaço dos dentes de leite.
Essa novidade para os pequenos é o tema de histórias divertidas e de diversos vídeos na internet.
Dentes permanentes
Após todos os dentes de leite cair, os dentes permanentes surgem e tomam o espaço dos dentinhos relacionados a infância.
Apesar de se iniciar por volta dos 6 anos, a fase da dentição permanente só se completará por volta dos 18 anos, com o surgimento dos famosos dentes do siso ou “dentes do juízo”.
Sinais do nascimento dos dentes do bebê
O nascimento dos dentes do bebê não causa sintomas graves, mas essa nova fase vai se manifestar de alguma forma.
Por isso, é importante que os pais fiquem atentos aos sinais que o bebê apresenta de que os dentinhos estão começando a nascer, para tomar os cuidados necessários.
As principais ocorrências são:
- Inchaço e vermelhidão na gengiva;
- Irritabilidade;
- Falta de apetite;
- Baba excessiva;
- Sono agitado.
Caso tenha dúvidas sobre como auxiliar o bebê nessa nova fase, procure ajuda do pediatra para saber mais informações e verificar se existe outro quadro responsável pelo incômodo do bebê.
Como aliviar o desconforto do nascimento dos dentes?
Apesar de o incômodo ser intenso durante o nascimento dos dentes do bebê, alguns métodos simples, e que podem ser realizados em casa, prometem deixar a criança mais confortável:
Ofereça mordedores
Os mordedores são produzidos com materiais adequados para que o bebê os morda e mastigue sem riscos.
Além disso, eles também contam com texturas que “massageiam” a gengiva do pequeno. Já outros modelos são desenvolvidos para irem à geladeira ou ao congelador por alguns minutos, pois o frio alivia a dor e a coceira.
Mas atenção para que eles não fiquem muito gelados, pois isso pode aumentar o desconforto dos pequenos.
Massageie a gengiva
Como o dente precisa romper a gengiva para nascer, o desconforto causado no nascimento dos dentes, geralmente, está relacionado a ela.
Assim, uma forma de aliviar o incômodo das crianças é fazer massagens suaves nas áreas mais inchadas.
Você pode usar seu dedo ou gazes para auxiliar a massagem, mas é necessário higienizar seus dedos e utilizar gazes ou panos limpinhos.
Apesar de ser um alívio temporário, esse exercício é uma chance de oferecer calma, carinho e conforto para seu bebê.
Ofereça alimentos frios
Após nós realizarmos um procedimento no dentista, é comum que ele indique alimentos gelados e pastosos para amenizar as dores e auxiliar a recuperação. Essa recomendação não difere para o nascimento dos dentes do bebê.
Evite alimentos como sorvetes e picolés. Sabemos que essa é a primeira opção ao falarmos de alimentos frios, mas o excesso de açucares pode prejudicar a saúde do bebê.
Por isso, caso você já tenha iniciado a introdução alimentar do bebê, aposte em purês de frutas, sopas frias e outras papinhas que podem ser servidas geladas.
Para os pequenos que ainda estão amamentando, uma dica saudável é congelar um pouco de leite materno e oferecer para os pequeninos.
Por fim, se nenhuma das nossas dicas e recomendações forem eficientes, procure o pediatra ou dentista da criança. Eles serão capazes de avaliar a origem da dor e, se necessário, indicar medicamentos para aliviar os incômodos.
O nascimento dos primeiros dentinhos do bebê é um passo de evolução e que demanda cuidados para o bem-estar de toda a família.
Gostou do artigo? Continue de olho no blog do Melpoejo: